sábado, 13 de agosto de 2011

Depressão: a dor da alma!

1) Sintomas mais comuns da Depressão (nenhum paciente tem todos os sintomas de uma vez):

2) Causas, fatores e situações desencadeantes da Depressão (quase sempre uma combinação de mais de uma causa):

3) O que é Depressão:

De uma maneira bem simples, seu cérebro é formado por células (neurônios) que "se comunicam" através moléculas chamadas Neurotransmissores e que esses Neurotransmissores não estão "circulando" como deveriam.

4) Uma Depressão pode ser "química" apesar de ter causa externa ?

Sim. A depressão pode começar reativa a algum problema externo, mas com o tempo se torna física. Do mesmo modo que Úlcera, Infarto, Gastrite, etc também são desencadeadas por um Stress e se tornam físicas. 

O problema é que os eventos de vida (life events) que desencadearam as primeiras depressões são cada vez menos necessários. Ou seja: com o tempo ela pode aparecer sozinha sem nenhum motivo.

É por isso que é importante tratar logo e de maneira completa

5) Tratamento:

Tempo para começar a melhorar: quase todos os Antidepressivos precisam de 2 a 6 semanas agir. Não desista do tratamento se não melhorar nos primeiros dias.

6) Para a família:

A família sofre porque não consegue ajudar e sobrecarrega porque vê a pessoa passar por diferentes especialistas, fazer exames de laboratório, tomar calmantes, estimulantes e vitaminas sem melhorar. Então começa a dizer que é fita, "frescura", falta de força de vontade, e dar palpites para a pessoa "se ajudar" "se animar" "reagir" e etc., como se ela não soubesse de tudo isso ...

A Depressão não é sinal de fraqueza de caráter e nem passa só com "pensamento positivo".

A pessoa com Depressão geralmente está indecisa. Alguém tem que tomar decisões inclusive para começar o tratamento.

7) Observações:

8) Concluindo: a Depressão é uma doença que incomoda muito a vida do paciente e de sua família. Mas costuma ser fácil de tratar. Assim como na Depressão a pessoa não consegue se imaginar bem, quando a Depressão passa a pessoa não consegue imaginar como era possível estar tão mal tão pouco tempo atrás.

Depressão não tratada ou sub tratada prejudica nosso cérebro


 

Um comentário:

  1. Boa amiga, gostei. Se podemos informar sobre depressão devemos fazer. É uma doença cruel. Beijos!!!

    ResponderExcluir