segunda-feira, 2 de maio de 2011

Limitar ou não?

Quando somos mães temos dúvidas sobre qual a atitude certa a ser tomada em relação a educação de nossos filhos e estamos sempre procurando fazer o melhor. Essa semana estamos com uma dificuldade específica com a Lana, fazer ela dormir a noite toda no quarto dela. Durante um tempo não fomos exigentes qto a isso, mas agora percebemos que pra ela continuar crescendo é necessário fazer esse corte, sem medo de traumatizar, como alguns pensam. Mas tem sido muito dificil, já são 7 noites mal dormidas e de quase nenhum progresso. Tenho orado muito, pra Deus me mostrar se estamos no caminho certo.  E hoje Ele me mostrou através de uma meditação do Pr. Bullon, que falava sobre a repreensão de Deus:"Bem-aventurado o homem,Senhor, a quem Tu repreendes, a quem ensinas a Tua lei."Salmos 94:12.
A psicologia ultimamente tem falado muito sobre limites, e que não há nenhum problema em ser firme com as crianças dizer alguns "nãos". Mas não é uma teoria nova, muito pelo contrário, Deus já usa esse método desde sempre, e os resultados são os melhores possíveis.
Eu pergunto: é fácil por limites? Não!
Estamos sempre desafiando as leis e as normas,e as crianças muito mais, mas não devemos desistir, disso depende o sucesso de nossos filhos, crianças bem ajustadas que sabem o que querem e também sabem diferenciar o certo do errado.
Digamos que o trabalho é árduo, mas a recompensa será maravilhosa! E seremos recompensados pelo nosso Salvador Jesus!
Podemos dizer que limitar é amar!
Como mãe e psicologa eu aconselho a amar muito nossos filhos e todos que estão a nossa volta!