sábado, 13 de agosto de 2011

Depressão: a dor da alma!

1) Sintomas mais comuns da Depressão (nenhum paciente tem todos os sintomas de uma vez):

2) Causas, fatores e situações desencadeantes da Depressão (quase sempre uma combinação de mais de uma causa):

3) O que é Depressão:

De uma maneira bem simples, seu cérebro é formado por células (neurônios) que "se comunicam" através moléculas chamadas Neurotransmissores e que esses Neurotransmissores não estão "circulando" como deveriam.

4) Uma Depressão pode ser "química" apesar de ter causa externa ?

Sim. A depressão pode começar reativa a algum problema externo, mas com o tempo se torna física. Do mesmo modo que Úlcera, Infarto, Gastrite, etc também são desencadeadas por um Stress e se tornam físicas. 

O problema é que os eventos de vida (life events) que desencadearam as primeiras depressões são cada vez menos necessários. Ou seja: com o tempo ela pode aparecer sozinha sem nenhum motivo.

É por isso que é importante tratar logo e de maneira completa

5) Tratamento:

Tempo para começar a melhorar: quase todos os Antidepressivos precisam de 2 a 6 semanas agir. Não desista do tratamento se não melhorar nos primeiros dias.

6) Para a família:

A família sofre porque não consegue ajudar e sobrecarrega porque vê a pessoa passar por diferentes especialistas, fazer exames de laboratório, tomar calmantes, estimulantes e vitaminas sem melhorar. Então começa a dizer que é fita, "frescura", falta de força de vontade, e dar palpites para a pessoa "se ajudar" "se animar" "reagir" e etc., como se ela não soubesse de tudo isso ...

A Depressão não é sinal de fraqueza de caráter e nem passa só com "pensamento positivo".

A pessoa com Depressão geralmente está indecisa. Alguém tem que tomar decisões inclusive para começar o tratamento.

7) Observações:

8) Concluindo: a Depressão é uma doença que incomoda muito a vida do paciente e de sua família. Mas costuma ser fácil de tratar. Assim como na Depressão a pessoa não consegue se imaginar bem, quando a Depressão passa a pessoa não consegue imaginar como era possível estar tão mal tão pouco tempo atrás.

Depressão não tratada ou sub tratada prejudica nosso cérebro


 

Voltando!

Depois de tanto tempo sem escrever, estou voltando! Senti muita falta de escrever,mas muitas coisas aconteceram que tomaram meu tempo, todas coisas boas: viagens, férias com a família, férias da Lana e mudança de apartamento. Mas tenho muitas idéias para escrever, um dos assuntos que pretendo escrever é sobre a depressão. O que me motivou a escrever sobre esse assunto? Uma razão nada boa, uma amiga minha muito especial está sofrendo desse mal, e todos nós, seus amigos, estamos sofrendo também e orando para que ela se recupere logo.
A depressão é uma doença silenciosa que consome o ser humano, deixando a pessoa sem vitalidade e com um vazio profundo.Muitas pessoas não acreditam que a depressão seja uma doença, alguns a consideram como fraqueza de personalidade, falta de fé e até mesmo uma invenção de quem não quer trabalhar! Elas não tem não noção da calúnia que estão propagando! A depressão é uma doença e como tal deve ser tratada com terapia e medicamentos.
Essa minha amiga, fez uma pesquisa sobre a depressão, que tomei a liberdade de postar aqui no meu blog, pois achei muito interessante e que pode ser do interesse de muitas pessoas, até mesmo ajudar muitos a entender um pouco sobre o assunto. Mas não pretendo esgotá-lo com essa postagem, pois quero escrever mais sobre isso.
Então este será o assunto da próxima postagem, que tomei a liberdade de por o título de: " Depressão a dor da alma".