terça-feira, 17 de maio de 2011

"Posso te imitar?"

Sempre ouvimos falar que as crianças aprendem principalmente pelo exemplo, ou seja, elas seguem nossos passos,nos observam e procuram fazer igual.
Isso é muito interessante, muito mais ainda quando vemos na prática o que sabemos na teoria, por isso cada dia mais me convenço da grande responsabilidade que nós pais temos na formação do caráter de nossos filhos. Muitas vezes queremos que nossos filhos tenham determinado comportamento, mas nós, os pais, não temos este comportamento desejado, e perguntamos:" por quem ele puxou?", a resposta está bem na nossa frente, ou melhor, em nós!
Falo isso, porque muitas vezes fico observando minha filha agindo de certa forma, ou falando certas expressões, e consigo identificar de quem é cada uma dessas coisas. Em alguns casos eu me vejo nela, em outros vejo o pai, e isso tanto em aspectos positivos quanto negativos.
Essa semana aconteceu 2 coisas que ilustram isso, e que me motivou escrever sobre o assunto. Uma delas é que estamos fazendo o projeto 40 madrugadas,temos acordado um pouco mais cedo pra lemos a meditação proposta e orarmos, em algumas vezes nossa filha acordou voluntariamente no horário, e participou conosco desse culto. Então ela pediu que acordássemos ela pra participar junto. Ficamos muito orgulhosos como pais, pois ela percebeu o quanto isso era importante e quis participar também.
O outro fato foi referente ao blog, ela tem visto como tenho me dedicado ao projeto, se interessou, me pediu pra ler o que tenho escrito e quis deixar um comentário, mas o que ela quer é ter um blog pra ela, estamos estudando essa possibilidade.
Alguns podem pensar:"que mãe coruja!", confesso que sou muito coruja!
Mas também nos preocupamos em sermos pais responsáveis, já que assumimos essa responsabilidade quando decidimos ter uma filha!
No entanto como seres imperfeitos que somos, cometemos muito erros, mas com a graça de Deus,vamos procurando fazer o melhor, e é nessas pequenas análises que percebemos o quanto nossos atos podem influenciar para o bem ou para o mal!
A psicologia fala muito disso hoje, mas a Biblia já falava dessa responsabilidade:"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho não  se desviará dele."Provérbios 22:6.

Um comentário:

  1. Oi Amiga!

    Parabéns pelo Blog!!! Gostei dos textos, virei sua fã...

    Bjs,
    Lú Santoro

    ResponderExcluir